sexta-feira, 12 de setembro de 2008

EXERCÍCIOS (LOCUÇÃO).

Durante a locução a respiração deve ser feita da seguinte forma:

Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente
em ambientes abertos ou frios.
Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua
barriga pareça encher-se de ar.
Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se
inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua
inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu
pulmão.

É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade.
Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz,
dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado,
de acordo com a frase a ser lida ou cantada.

Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão
baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e
resistência do locutor.

Vamos praticar com um pequeno texto.

Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.
Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, aprendi uma técnica que me ajudou consideravelmente. Está técnica se baseia em marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.
Como exemplo tomaremos este texto publicitário da Golden Cross.

A VITÓRIA DE UM LIDER, É UMA CONQUISTA DIÁRIA, //
FEITA DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MÁXIMO / PARA QUE VOCÊ POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANÇA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.//
GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SAÚDE.
ARTICULANDO

Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.
Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.

A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.

Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.

ENCONTROS CONSONANTAIS.

Tão importantes quanto as vogais são as consoantes. Se as vogais são responsáveis por uma fala com ótima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locução mais inteligíveis. Articular bem as consoantes, é imprescindível para uma boa comunicação. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as sílabas.Não se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faça o exercício de forma bem consciente e com calma.


FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS, DE DIFÍCIL LEITURA, ACONSELHO QUE SE FAÇA A LEITURA DESTAS FRASES, MORDENDO UM LÁPIS.

1. O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .

2. A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados

3. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.

4. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.

5. As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .

6. O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa .

7. No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.

8. O lavrador é livre na palavra e na lavra , mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender .

9. Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema .

10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.

11. A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.

12. Na réplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diploma plenipotenciário .

13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.

14. A hidra, a dríade e o dragão ladrões do dromedário do druida foram apedrejados .

15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras .

16. O pingüim banhou-se na água do aquário .

17 . O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de cará na cumbuca quebrada. O cão que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato .

18. Esse quadro representa a esquadra da Guanabara.

PREGADORES!

Pregar o evangelho é a mais elevada vocação de um homem. O ministério da palavra é o ministério por excelência. Posso afirmar sem medo de errar, que a pregação autêntica do evangelho é, e sempre será a tarefa principal da igreja aqui nesta terra. Nestes últimos dias, Deus está procurando homens e mulheres, conscientes desta elevada responsabilidade que é proclamar as boas novas de salvação.
Impossível ler sobre a trajetória da Igreja mesmo que superficialmente, sem perceber a importante posição que a pregação sempre ocupou na vida da Igreja Cristã. Não podemos ignorar nomes como : John Wesley, Charles Finney, Dwight L. Moody e tantos outros que, em circunstâncias extremamente adversas se comprometeram com esta grande comissão que é pregar o evangelho.

MANEJAR BEM A PALAVRA.

Antes de mais nada, é importante dizer que, um bom pregador é essencialmente um bom orador. Alguém que consciente ou inconscientemente, faz uso de técnicas de oratória em seus sermões.
É impressionante como alguns pregadores, conseguem tamanha eloqüência, sem nunca terem estudado oratória. Sou forçado a admitir que, esta pessoa é alguém que possui o dom da palavra.

E o que é o dom da palavra ?

Penso que todos nós possuímos um talento inato. Este dom quando descoberto, exercitado e bem aproveitado, gerará frutos abundantes.
Poetas, escrevem e encantam corações. Músicos, enchem de alegria qualquer lugar. Dançarinos arrancam aplausos das platéias, palhaços arrancam gargalhadas. Os artistas podem fazem chorar mas o bom orador, pode fazer tudo isso, com o poder da palavra.

Na carta do apóstolo Paulo a Thiago, no capítulo 1 versículo 17. encontramos a seguinte revelação divina: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes. Falar bem é uma dádiva, um dom de Deus. Embora o versículo em questão nos diga que o dom dado pelo Pai é perfeito, devemos entender que ninguém chega a perfeição, sem a prática. No entanto, é necessário dizer que, a prática precisa ser bem orientada. O aprimoramento de um dom depende de investimentos que incluem estudos, treinamento, esforço, auto-conhecimento, objetividade.
Agora imagine uma pessoa que nasceu com o dom de pregar, aprendendo a melhor utilizá-lo. Como na parábola dos talentos. O que recebe cinco talentos negocia-os e ganha outros cinco. Por isso aconselho a todos pregadores o estudo da oratória.

A identidade

A maior vantagem do pregador esta no fator identidade. Imagine que maravilha seria se todo orador, tivesse à sua inteira disposição, um auditório de pessoas, que se identificam com a mesma coisa. No caso em questão: pessoas que possuem a mesma fé. Estas pessoas estão ali voluntariamente. Suas expectativas são muito parecidas. E estão todas ali no auditório da igreja, sedentas por uma palavra que as façam sentir que o próprio Deus está falando.
Porque ainda assim, alguns pregadores fracassam em suas mensagens? Falta de preparo ? Falta de organização? Falta de harmonia ?

LOCUÇÃO PARA RÁDIO!

Todos sem exceção que trabalham ou já tiveram o privilégio de fazer rádio, sabem que o amor pelo rádio é regra na profissão .
Grande parte dos profissionais de rádio, aprenderam seu ofício na prática do dia a dia . Adquirindo conhecimentos, experiências, técnicas, que são passadas pelos mais experientes, os mais antigos na profissão. Talvez seja este o motivo de ser tão escassa a quantidade de publicações sobre rádio. Principalmente os manuais, estes são raros no Brasil .

AS CORES DO RÁDIO.

O rádio é um meio de comunicação puramente auditivo. É o que chamamos de meio cego. No entanto o rádio possui o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.
Na TV, as imagens que vemos estão confinadas nas polegadas de sua tela. No rádio, as imagens que são criadas pela imaginação do ouvinte, não tem limites. Suas dimensões, cores, sabores, aparências, dependem da imaginação de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor.
A grande diferença entre as imagens criadas pelo rádio, e as imagens exibidas na TV, é que o telespectador assiste as imagens que saem da televisão. No rádio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabeça do ouvinte.

ABERTURA DE UM PROGRAMA

Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impressão logo de cara. Tudo o que construímos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu discurso, ele terá que caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar a atenção do público logo de início.
Caprichar na abertura do programa, é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor um estado de satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.

CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA

Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.



A MENSAGEM DA ABERTURA

O que dizer na abertura do programa ?

Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.

Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.

1. Saudação incluindo a hora e data
2. nome da rádio e a sintonia.
3. nome do programa, conteúdo do programa.
4. Seu nome (locutor)
5. Convite a participar por telefone ou email, etc...
6.Anuncia a primeira música.


EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos , Está é a rádio TERRA FM em 102,1... está entrando no ar mais um TOP HITS, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Sandro Gomes e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelo 30245565... E abrimos o TOP HITS de hoje com TEARS IN HEAVEN (ERIC CLAPTON)

LOCUÇÃO!

POSTURA – De acordo com Hermeto Pascoal, um dos músicos brasileiros mais respeitados, nosso corpo é o instrumento musical mais completo do mundo. Quando falamos, fazemos uso deste instrumento que, como qualquer outro, deve estar bem afinado e em perfeitas condições de uso.
Um mal estar, uma doença, distúrbios nervosos, problemas emocionais, ou dor em qualquer parte do seu corpo, ira comprometer sensivelmente a produção da fala.
Nossa voz sofre modificações provenientes, a maioria das vezes, do nosso estado emocional. Por isso, é de vital importância relaxar. Liberar-se de tensões então, desta maneira, produziremos uma boa locução. O controle das emoções pode influenciar mais do que qualquer outra coisa na produção da fala, é impossível realizar de modo eficaz uma locução, sem que haja controle emocional.
O nervosismo acarreta em tensão muscular que comprometerá diretamente o aparelho respiratório e articulações, língua, músculos da face, maxilar, pescoço, laringe.
É claro que é impossível não ficar nervoso mas o esforço gerado pela preocupação em fazer da melhor maneira possível a locução ocasionará com certeza em alterações na voz.

TÉCNICAS!

Que técnicas devo empregar para vender um texto durante a locução ?
Quando um locutor lê um texto se torna um vendedor das idéias que estão ali nas linhas e entrelinhas, em cada palavra, em cada vírgula, em cada ponto. Idéias que exprimem sentimentos, experiências, anseios, expectativas do autor. Idéias que devem ser traduzidas e interpretadas da melhor maneira possível pelo locutor.

Reconhecer palavras de DESTAQUE.
Certifique-se das palavras que deverão receber maior destaque durante sua locução, então, faça sua locução baseando-se nestas palavras de sentido relevante. Recomenda-se sublinhar estas palavras, este recurso é muito habitual entre os locutores,a partir daí, você poderá organizar melhor suas idéias e efetuar sua locução consolidada neste projeto. Utilizando está técnica, seu estilo será menos tenso e conseguirá produzir uma locução que passará credibilidade e despertará o interesse do ouvinte.

Áreas de ressonância - São praticamente caixas acústicas em nosso corpo. Nelas os sons de nossa fala se amplificam. São regiões caracteristicamente ocas. As áreas de ressonância mais requeridas durante a fala são : pulmões (sons graves) e cabeça (sons agudos e médios). A região nasal evidencia os sons médios e metálicos de nossa voz. Normalmente é confortável falar utilizando esta área de ressonância, entretanto, se usarmos excessivamente a região nasal em nossa fala, nosso timbre fica desagradável e com certeza não é este nosso objetivo, muito pelo contrário, ser locutor é essencialmente ser agradável no falar. Em contrapartida, os sons metálicos produzidos pela região nasal, são bem mais audíveis que os sons graves que ressoam nos pulmões. Por essa razão, para textos jornalísticos ou narrativos a voz metálica e em tom médio é mais adequada.
Além dos pulmões e cabeça todo o nosso aparelho respiratório também atua como área de ressonância ( laringe, traquéia, e toda a face) .

DICAS DE LOCUÇÃO!

LEITURA
Leitura, leitura, leitura, todos os dias, em todo o tempo livre. Durante a leitura separe, pelo menos, 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, historinhas de crianças etc.
Não leia apenas para praticar dicção e respiração, leia para adquirir cultura, estar atualizado, bem informado. A leitura enriquece o vocabulário e a prática da leitura diária é essencial na formação de um profissional de comunicação.

RESPIRAÇÃO

Todos nós sabemos respirar. Ao sairmos do ventre materno somos instintivamente ensinados a fazer uso do nosso aparelho respiratório. Respirar é algo que fazemos sem maiores preocupações, o processo é assimilado naturalmente, no entanto, a respiração do locutor, cantor, orador, ou qualquer pessoa que faça uso profissional da voz é mais do que inspirar ar e expirar gás carbônico.